Próteses acrílicas ou esqueléticas?


Existem vários dispositivos e tratamentos para substituir dentes ausentes. As próteses removíveis utilizam-se com muita frequência devido à sua popularidade e baixo custo. Este tratamento é o mais económico para recuperar a estética e a funcionalidade.

O material utilizado nas próteses dentárias determina a sua qualidade. A utilização de excelente matéria prima, aliada à habilidade do técnico de prótese determina a sua durabilidade e uma estética óptima. 

Quais as principais diferenças entre uma prótese acrílica e esquelética?

As primeiras, as acrílicas, são as mais baratas. Podem utilizar-se para substituir um, vários, ou todos os dentes. Podem substituir todos os dentes em uma arcada completa e neste caso denominam-se de acrílicas completas. São próteses removíveis.
São fabricadas de resina acrílica e a sua cor é rosa para melhor imitar a gengiva. Podem levar ganchos para melhor prenderem a dentes adjacentes.

As próteses esqueléticas são mais caras que as acrílicas. Podem substituir um ou vários dentes mas não substituem a arcada completa. Este tipo de próteses necessita de alguns dentes naturais para se apoiarem. A sua base ou esqueleto é fabricado em uma liga inoxidável, geralmente níquel e cobalto mas também de crómio.
É mais confortável que as acrílicas porque a sua estrutura é mais pequena, fina e igualmente leve.