Próteses dentárias removíveis

Prótese removível
 Na medicina dentária, o aparecimento das próteses permitiu  substituir  dentes em falta e  restabelecer o equilíbrio da boca e dos maxilares. Os dentes , para além da sua função de mastigar,  têm também uma função estética, fonética e de equilíbrio dentário. É fundamental uma boa articulação do maxilar superior com o maxilar inferior. A  correcta oclusão dos dois maxilares permite um bom funcionamento das articulações das mandíbulas.
A falta de dentes dificulta não só a fala mas também a mastigação. Pode causar problemas mais sérios tais como os psicológicos. Por vezes, pessoas sem dentes isolam-se e sentem-se deprimidas.Não gostam da aparência desdentada e preferem ficar sós. O ideal é que todas as pessoas fossem aconselhadas a usar os dispositivos móveis denominados de prótese dentária.


A perda de dentes pode ser causado por cáries , doença das gengivas, periodontite  e traumatismos vários tais como acidentes . Quando se retiram dentes, os que estão ao lado tendem a deslocar-se ocupando esse espaço livre . Esse movimento provoca desequilíbrio nas arcadas dentárias, nos maxilares.
Com o desaparecimento de dentes, a função fonética(a voz), ou seja,  a articulação das palavras fica alterada porque o ar é expelido de modo diferente do habitual.
Do ponto de vista estético a alteração é evidente. A boca e a face modificam-se. Geralmente a face fica "encovada" e a pessoa adquire um ar envelhecido.
proteses dentarias
Prótese dentária removível com ganchos

Não ter dentes pode também significar reabsorção óssea onde estavam as raízes dos dentes perdidos. Para recuperar a função da mastigação,a função estética e a fonética(voz) fazem-se e usam-se as próteses dentárias.
A reposição dos dentes em falta após extracção é absolutamente necessária por todas as razões já referidas.
As próteses dentárias podem ser próteses removíveis ou próteses fixas.



 Próteses Dentárias Removíveis nas 

                                        Clínicas Dentárias Vita Centro

Como o nome indica , as próteses removíveis são aquelas que o próprio indivíduo pode tirar da boca para lavar e higienizar e depois voltar a colocar na boca. 
A maioria das pessoas, na gíria, diz "dentaduras". As dentaduras podem ser fabricadas de acrílico de cor rosa para emitir a gengiva ou serem constituídas de metal. Podem ser parciais, de apenas um ou vários dentes ou totais e preencherem o maxilar ou mandíbula. 
Nesta categoria temos as próteses acrílicas e esqueléticas.

Próteses Dentárias Fixas

Estas próteses são fixas, geralmente cimentadas e não se podem retirar da boca pela própria pessoa. Apenas o dentista as pode retirar. Servem para revestir um dente que por várias razões, estéticas ou funcionais, necessita de uma capa. A capa auxilia na resistência mecânica e melhora a estética.

Nesta categoria temos as coroas metal cerâmicas, as cerâmicas puras ou zircónio sobre dente ou implante, as pontes metal cerâmica ou zircónio sobre dente ou implante e as próteses dentárias híbridas sobre implantes.

As coroas podem ser aplicadas sobre dente ou sobre implante dentário.
No primeiro caso, para se aplicar uma coroa sobre dente é necessário que a raiz esteja saudável. Quando se aplica sobre implante dentário, significa que não existe raiz natural e que esta foi substituída por um parafuso de titânio. 
Leia mais sobre próteses dentárias em Lisboa, Setúbal ou Porto...