Manutenção das dentaduras

Manutenção das próteses removíveis

A importância da higiene

As próteses não devem ser lavadas quando estão colocadas na boca. O ideal é que se possam retirar para higienizar. Se a pessoa tiver dentes naturais, é importante que se lavem com regularidade nomeadamente três vezes ao dia. Os restos de alimentos alojados entre a prótese e os dentes podem causar a doença cárie e danificar os próprios dentes ou raízes. Quem usa prótese tem sempre o risco acrescido de danificar dentes remanescentes devido à acumulação de alimentos.

Saiba tudo sobre os produtos para a sua limpeza

Após cada refeição, as dentaduras ou próteses removíveis, devem ser retiradas para lavar. À noite ou de manhã, deverá ser feita uma limpeza maior utilizando uma escova. Existem escovas próprias para próteses de dentes ou uma escova de dentes normal. A escova de unhas também pode ser utilizada para escovar as próteses, sejam estas acrílicas ou esqueléticas.

Os produtos de limpeza não devem conter acetona, nem lixívia, diluentes ou tipos de álcool. Muitos prótesicos aconselham que a lavagem das dentaduras seja feita com pasta de dentes, detergente da loiça porque é excelente a desengordar, pastilhas efervescentes à venda em farmácias, e espumas indicadas para este efeito.

O ajuste das próteses

Se não existirem ajustes no dentista, as próteses tendem a ficar largas ou com folga. Devem ser ajustadas no mínimo uma vez por ano. A falta de dentes provoca reabsorção óssea e a prótese fica folgada com o passar do tempo. O processo de ajuste chama-se de rebase da prótese. O rebase é o enchimento do dispositivo médico com materiais acrílicos.
Estas indicações permitem que a sua prótese possa permanecer confortável na sua boca e dure muitos anos.