O guia das próteses removíveis



As próteses dentárias são dispositivos em forma de dentes destinadas a pessoas desdentadas. Pessoas essas que perderam dentes devido à periodontite, acidentes vários e doença cárie. Estes dispositivos denominam-se de dentaduras ou próteses removíveis. As próteses móveis podem ser acrílicas ou esqueléticas, totais ou parciais. São retiradas da boca pela própria pessoa, para dormir ou lavar.
Nos últimos anos a dentadura tornou-se muito popular, não só por ser económica mas também porque a sua função é óptima; ajuda a melhorar a estética facial, melhora a fala, a mastigação, aumenta a auto estima.

A adaptação às dentaduras móveis

No inicio a sua dentadura pode ser incomoda uma vez que não está habituado a usa-la. Pode magoar e salivar em demasia. Com o tempo e uso, a pessoa vai acostumar-se e consegue ultrapassar todos estes problemas. A prótese ajustada é confortável e permite-lhe fazer tudo o que precisa. Sorrir, comer, falar. Muitas pessoas que usam próteses referem sentir-se felizes e confiantes. Outras precisam de mais tempo para se adaptarem.

Comer com as novas próteses dentárias 

Depois de lhe entregarem as primeiras próteses vai sentir apreensão. Muitas pessoas começam logo a imaginar como vão conseguir comer e mastigar com elas. Cedo vai descobrir que a grande vantagem é, depois da adaptação, a variedade de alimentos que pode saborear. E isso é uma grande vantagem.

A limpeza das suas próteses

Tal como os seus dentes naturais, as dentaduras precisam de ser limpas com regularidade. A limpeza é fácil e com o tempo vai lembrar de as escovar e limpar correctamente. Depois das refeições, retire o dispositivo da boca e passe por água tépida. Este gesto irá remover os restos de alimentos.
Não deixe cair a prótese no chão porque pode quebrar, por isso, a limpeza deve ser feita com gentileza e atenção.

Dormindo com as próteses

Está a imaginar se deve levar as próteses para a cama e dormir com elas?
 Não se aconselha porque pode irritar as gengivas. Deixe descansar a sua boca durante a noite.
Mergulhe a sua prótese em água ou em solução adequada para a limpeza das próteses.

Usar dentaduras é um grande desafio no inicio. A vantagem, lembre-se, é de que elas podem restituir-lhe um sorriso muito atraente.
Leia mais sobre dentaduras em Lisboa....