O que posso fazer sobre perder dentes?


Para além dos cuidados a ter para evitar extrair os seus dentes naturais, tal como as visitas regulares no dentista, o tratamento das cáries, a desvitalização quando sente reacção ao calor e ao frio, as destartarizações de prevenção para evitar o acumular do tártaro, para além destes cuidados, se mesmo assim perder um dente, não entre em desespero porque existem várias alternativas para os substituir.

O dentista vai recomendar as seguintes alternativas:

Implantes dentários

São colocados no consultório do dentista e através de uma simples cirurgia. Inserem-se no osso da mandíbula ou maxilar, por baixo da gengiva e servem de suporte a uma coroa de cerâmica, ponte ou prótese fixa. Duram muitos e muitos anos, são práticos, a estética é excelente e são talvez a melhor solução conhecida para restituir dentes ausentes.

Pontes dentárias

Existem inúmeros tipos de pontes e de materiais para o seu fabrico. Substituem a falta de dentes, unitária ou múltipla, colam-se sobre dente ou sobre implantes. Podem ser feitas de material acrílico, zircónia, metal cerâmica ou cerâmica pura.

Dentaduras ou próteses removíveis

São pouco dispendiosas. Precisam de alguma adaptação mas depois são fáceis de usar. Se bem adaptadas, a pessoa sente conforto e pode sorrir com convicção.