Dormir com dentaduras, sim ou não?

Foi elaborado um estudo sobre o tema dormir ou não com próteses dentárias.
Prótese dentária

As Associações Americanas e Internationais de Pesquisa de Medicina Dentária (International and American Associations for Dental Research ) referem que o uso de prótese durante a noite aumenta o número de  bactérias  orais. A cavidade oral contem micróbios benéficos e patogénicos.

O uso de prótese dentária à noite enquanto dorme, contribuiu não só para o aumento das bactérias assim como aumenta o risco de pneumonia. Peculiar diria, certo? Mas é verdade. Existe um estudo, elaborado por pesquisadores, cujo nome é "Uso de prótese durante o sono duplica o risco de pneumonia em pessoas muito idosas".

Durante três anos, 48 casos associados a pneumonia foram conhecidos. Foram consideradas 453 pessoas; 186 pessoas analisadas (cerca de 41% das pessoas envolvidas no estudo) desenvolveram maior risco de pneumonia, pricipalmente aquelas que dormiam com as dentaduras colocadas na boca.
O estudo em resumo refere que o uso de dentaduras enquanto dorme pode duplicar o risco de pneumonia porque aumenta a quantidade de bactérias orais.

Conclusão sobre o uso de dentaduras enquanto dorme


O principal factor de risco em idosos para o desenvolvimento da pneumonia é precisamente a higiene deficiente associada a doenças sistémicas.

Os portadores de dentaduras devem retirar a prótese durante a noite e higienizar muito bem.
As dentaduras são aparelhos removíveis que substituem dentes ausentes. Auxiliam no sorriso. Tal como os dentes naturais, as dentaduras devem ser escovadas diáriamente. A higiene das próteses remove restos de alimentos e é muito importante para a sua saúde.