1.Preparação do modelo da estrutura.
Este procedimento é igual ao método convencional da preparação de uma prótese.
2. Scanear o modelo.
O troquel ou modelo é fixado no dispositivo de leitura do scanner para converter a forma física em digital.O processo de scanear pode ser feito por feixe,laser ou através de contacto.
3. Desenho.
A imagem na forma digital é transferida para um computador. Através de um software específico seleccionam se ajustes de margem analisando todos os pormenores como oclusão, pontos de contacto. A seguir o programa calcula a forma final da peça.
4.Usinagem.
O sistema possui equipamento de corte próprias para o acabamento dos materiais cerâmicos. O sistema tem em consideração que há sempre contracção da prótese após a sinterização.
5.Sinterização.
Existem fornos de sinterização para próteses cerâmicas. O forno possui programação para controlar a velocidade de aquecimento. A sinterização é a fase que demora mais tempo na confecção da prótese de cerâmica.
6.Prova no paciente e ajuste.
Nesta fase seguem-se os procedimentos das próteses convencionais. Analisam-se aspectos de oclusão, contacto das gengivas e escolhe-se a cor.
7. Aplicação do revestimento estético e acabamento.
O sistema Cad Cam revolucionou a medicina dentária estética no ambito das próteses dentárias fixas.
Significa Computer Aided Design/Computer Aided Manufacturing.
Para compreender o processo Cad Cam temos que imaginar um desenho no computador.
O sistema possui um scanner de alta precisão que transfere a imagem do modelo para um computador. Esta imagem virtual em 3D é trabalhada por um técnico qualificado. Este técnico vai fazer depois a construção de uma infra-estrutura digital. Esta infra-estrutura será ajustada e preparada de forma a conseguir uma perfeita adaptação ao dente do paciente.