Devo usar um adesivo com a prótese?

próteses dentarias



Para fixar as próteses de dentes pode-se considerar o uso de cola adequada à venda em farmácias.

Devo usar um adesivo com a dentadura?

  1. Se a prótese estiver bem adaptada o uso de adesivo pode ser muito útil. As colas de prótese à venda em farmácias, aumentam a retenção tornando a prótese mais estável. Com o uso da cola aumenta também a facilidade da mordida, assim como a sensação de segurança. A prótese fica mais estável e a pessoa com o uso de fixadores sorri e fala com mais confiança.

2. Se a pessoa sofrer de boca seca ou xerostomia. A xerostomia tem como principal sinal a diminuição da saliva. Surge principalmente em pessoas que tomam medicamentos para controlar as doenças sistémicas ou nos idosos. Com a diminuição da saliva diminui também a aderência às próteses e por isso, os fixadores de dentaduras podem ser muito úteis nestas circunstâncias.

Em que circunstâncias não devo usar fixador com a prótese?

Existem várias situações em que não se aconselha o uso de fixador com a prótese.
  1. Se a prótese estiver larga ou mal adaptada. Neste caso a prótese vai oscilar porque ou foi mal fabricada ou está larga devido à falta de manutenção. Se assim for, não se aconselha o uso de fixadores. A prótese vai magoar com a oscilação: pode causar feridas e desconforto. É preferível consultar o seu dentista para lhe adaptar a prótese dentária antes de usar o fixador.
  2. Se a higiene da prótese não for frequente, o uso de adesivo não é aconselhado. É muito importante que limpe a dentadura e escove os dentes com frequência ao longo do dia.
  3. Se tiver alergia a algum dos produtos que fazem parte da composição destes adesivos.
  4. Com o passar dos anos, a gengiva mirra, a prótese pode ficar larga e desajustada. As próteses removíveis duram alguns anos mas precisam de ser substituídas quando se deterioram. Neste caso substitua primeiro a prótese porque o uso de cola não vai resolver o problema.